Guarujá comemora nesta quinta-feira (15) o Dia de Santo Amaro, seu padroeiro, com programação religiosa especial na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, na Avenida Puglisi s/n, Centro. A festividade conta com missas, procissão, novena e quermesse, com apoio da Prefeitura por meio das secretarias de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci) e Cultura (Secult).
Programação Principal na Igreja Matriz
A Igreja Matriz realiza missa festiva às 8h, seguida de procissão às 18h30 e missa campal às 19h. As celebrações em honra ao padroeiro se estendem até 18 de janeiro, incluindo novena e quermesse tradicional.
Desde 3 de janeiro, ocorreu a peregrinação da imagem de Santo Amaro por capelas como Santo Antônio, Espírito Santo, São Lucas, Sagrada Família, Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco. Na Matriz, a novena com recita do Santo Terço às 18h30 e missa seguiu até esta terça-feira (14).
Quermesse e Opções Gastronômicas
As barracas da quermesse funcionam na quinta-feira (15), sábado (17) e domingo (18), na Rua Washington, ao lado da Igreja Matriz. O público encontra sanduíche de pernil, pastéis, doces e refrigerantes.
Celebrações na Capela Santo Amaro
Na Capela Santo Amaro (Rua Waldemar Tangari, 316 – Jardim Conceiçãozinha), terço e missa às 19h30 ocorreram de 12 a 14 de janeiro. No dia 15, às 18h, há procissão e missa, mais quermesse; colaboradores podem levar 1kg de alimento não perecível.
História de Santo Amaro em Guarujá
Santo Amaro, também chamado Mauro, nasceu em Roma no século VI; seu milagre famoso foi andar sobre as águas para salvar um menino, a pedido de São Bento. Em Guarujá, a devoção começou em 1545 com capela erguida por José Adorno, no atual bairro Santa Cruz dos Navegantes.
A primeira Igreja Matriz, perto da Praia das Pitangueiras, foi destruída por incêndio em 1929, mas a imagem de Santo Amaro foi salva, visto como milagre. Em 1957, novo templo surgiu na Praça da Matriz, 1 – Centro, homenageando Santo Amaro e Nossa Senhora de Fátima.



