A Prefeitura de Guarujá, por meio da Vigilância Sanitária, vistoriou 16 estabelecimentos comerciais no último fim de semana, na orla da Praia do Perequê, como parte da Operação Verão da Vigilância. A ação resultou na emissão de 33 autuações e tem como objetivo reforçar as boas práticas de higiene e segurança alimentar durante o período de alta temporada, garantindo a qualidade dos alimentos consumidos por munícipes e turistas.
Durante a fiscalização, foram vistoriados 13 restaurantes, um quiosque que comercializa ostras, uma padaria e uma loja de conveniência. Do total de autuações, foram registradas 22 advertências, cinco intimações e seis notificações.
Entre as principais adequações solicitadas pelos fiscais estão a regularização de certificados de dedetização, limpeza de caixas d’água, atualização do alvará de funcionamento, adequação do sistema de abastecimento de gás nas cozinhas, além de melhorias relacionadas à limpeza, higiene e organização geral dos estabelecimentos.
Fiscalização estratégica no Perequê
A Operação Verão concentra-se, majoritariamente, em carrinhos e quiosques das principais praias do Município. No entanto, no Perequê, não há esse tipo de comércio na faixa de areia ou no calçadão. Em contrapartida, o bairro conta com diversos restaurantes e estabelecimentos de alimentação à beira-mar, amplamente frequentados por turistas e moradores.
“Por isso, também observamos a necessidade da visita dos fiscais no bairro”, destacou o coordenador da Vigilância Sanitária.
Ação contínua durante a temporada
A Operação Verão ocorre de quinta a domingo e já passou pelas praias das Astúrias, Enseada, Guaiuba, Pernambuco, Pitangueiras e Tombo. As ações seguem um cronograma pré-estabelecido e também atendem demandas da população para apuração de possíveis irregularidades, sem comprometer os trabalhos de rotina da Vigilância Sanitária.


