A cidade de Caraguatatuba promove nesta sexta-feira (26) e sábado (27) a 10ª Conferência Municipal de Saúde, encontro que vai reunir representantes do setor para discutir propostas que devem ajudar a definir os rumos das futuras políticas públicas de saúde no município. O evento tem como tema central a relação entre democracia, fortalecimento do SUS e ampliação do cuidado com a população.
A programação começa na sexta-feira, às 18h, no Polo Cultural Jac Costa, com o credenciamento dos participantes. No sábado, a agenda continua a partir das 7h30 com palestras, debates temáticos, grupos de trabalho e uma plenária final voltada à análise de propostas que poderão seguir para as próximas etapas regionais do processo conferencial. A participação é restrita aos delegados escolhidos nas pré-conferências realizadas ao longo de maio e autoridades convidadas ligadas à área da saúde pública.
Durante o encontro, os participantes irão debater temas considerados estratégicos para o setor, como financiamento do Sistema Único de Saúde, direito à saúde, justiça socioambiental, emergências climáticas e novos modelos de gestão e atendimento integral à população. Ao final, serão eleitos os representantes que irão defender as propostas de Caraguatatuba na etapa regional, contribuindo para o planejamento das prioridades da saúde pública nos próximos anos.


