Cantor transformou 8 mil m² em Duque de Caxias em horta agroecológica. Instituto oferece cursos de agricultura para 30 alunos em parceria com Embrapa.
O cantor Zeca Pagodinho transformou terreno de 8 mil metros quadrados de sua propriedade em Duque de Caxias em horta comunitária gigante alimentando a vizinhança. Em apenas três meses desde criação em julho, a horta agroecológica produziu e distribuiu mais de uma tonelada de alimentos. As frutas, verduras e legumes destinam-se a moradores e cozinhas solidárias regionais, levando comida saudável para mesas de pessoas necessitadas.
O projeto transcende doações mediante Instituto Zeca Pagodinho, em parceria com Embrapa e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ensinando moradores a plantar através de cursos de agricultura para 30 alunos. A ideia é que cada participante possa transformar seu próprio quintal em fonte alimentar autossustentável, promovendo segurança alimentar mediante autonomia produtiva doméstica.
A filosofia por trás da iniciativa reflete valores do sambista: “A vida tem que ser assim, ninguém pode viver sozinho. Tem que ser tudo dividido. É a vida, dividir o que eu ganhei.” O projeto articula solidariedade social com sustentabilidade ambiental mediante práticas agroecológicas que dispensam agrotóxicos, promovendo saúde nutricional e consciência ecológica comunitária simultaneamente.
Impacto multiplicador: capacitação técnica dos moradores permite replicação do modelo em outras propriedades, ampliando alcance da segurança alimentar comunitária mediante agricultura urbana familiar descentralizada e ecologicamente responsável.


