Vacina contra VSR para gestantes é distribuída em SP

Data:

A distribuição de mais de 134 mil doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) começou nos 645 municípios paulistas, reforçando a proteção de gestantes e bebês em um período de alta circulação do vírus. O imunizante, indicado a partir de 28 semanas de gestação e aplicado em dose única a cada gravidez, integra as estratégias do Programa Nacional de Imunizações. Só em São Paulo, a estimativa anual supera meio milhão de gestantes.

A proteção oferecida pela vacina é decisiva: ao estimular anticorpos na gestante, o organismo transfere essa defesa ao bebê ainda no útero, reduzindo o risco de bronquiolite e pneumonia nos primeiros seis meses de vida — fase mais vulnerável da infância. O cenário epidemiológico confirma a urgência. Em 2024, o estado registrou 6.219 casos de SRAG por VSR; em 2025, até 3 de dezembro, já são 9.441 notificações, mais de 71% em crianças menores de um ano.

Para se vacinar, a gestante deve apresentar documento com foto e registro do pré-natal. O imunizante pode ser aplicado no mesmo dia das vacinas de influenza, covid-19 e dTpa, sem interferir na eficácia. Cada município organizará sua própria logística. O Instituto Butantan já concluiu a entrega de 1,8 milhão de doses ao Ministério da Saúde, desenvolvidas em parceria com a Pfizer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...