Músico fez último show em São Paulo da turnê de despedida. Roberto Carlos cantou “A Paz” e “Além do Horizonte” com Gil no palco do Allianz Parque.
Em seu último show em São Paulo neste sábado, Gilberto Gil homenageou a filha Preta Gil, que morreu em julho após complicações de câncer no intestino. A apresentação é derradeira em terras paulistas da turnê que celebra e encerra nos palcos carreira de mais de 60 anos do músico. Em 26 de abril, três meses antes da morte da filha, Gil e Preta apresentaram-se juntos no mesmo palco em São Paulo cantando “Drão”, música escrita para mãe de Preta, Sandra Gadelha.
Neste sábado, Gil falou da filha após mencionar filho dela e seu neto Francisco, que integra banda Gilsons junto com José e João, filhos de Gil que estão na banda da turnê. O músico levou público a ovacioná-lo puxando coro de “Preta! Preta!”. Na sequência, abordou tema da morte e crenças de vida após morte, concluindo com homenagem: “Pretinha, onde quer que esteja, ou não esteja, já esteve. E no ter estado conosco, estará sempre conosco”.
Roberto Carlos foi presença ilustre do show. A dupla cantou “A Paz”, canção de Gil e João Donato de 1986. Após música, o rei disse ser privilégio estar no palco, ao que Gil respondeu pedindo que cantasse. Roberto então puxou seu sucesso “Além do Horizonte” de 1975, em que os dois cantarolaram juntos clássico “lalalá” em sinergia com público.
Como tem sido marca na turnê “Tempo Rei”, Gilberto Gil convida músico ao palco para apresentar-se com ele em uma ou mais canções, sendo caso de Preta no show de abril. A turnê de despedida representa momento histórico na música brasileira encerrando carreira de um dos maiores artistas do país responsável por revolucionar MPB e tropicalismo.


