Músico acompanhou Miles Davis Sonny Rollins Keith Jarrett e Milton Nascimento. Vencedor de dois Grammy deixa legado de cerca de 50 álbuns em carreira solo de sucesso.
Acompanhar lendas do jazz como trompetista Miles Davis pianistas Keith Jarrett e Chick Corea e saxofonista Sonny Rollins já bastaria para Jack DeJohnette ser lembrado como um dos grandes bateristas do gênero. Mas músico que tocou ainda com brasileiros Milton Nascimento no álbum Angelus e Gilberto Gil em Afoxé disco do compositor baiano com saxofonista Ernie Watts pianista Eliane Elias e percussionistas Naná Vasconcellos e Airto Moreira também teve carreira solo de sucesso.
A partir de The DeJohnette Complex de 1969 até Hudson de 2017 foram cerca de 50 álbuns em que baterista comandou ou dividiu liderança de grupos com instrumentistas como baixista Esperanza Spalding em Sound Travels de 2011, guitarrista Pat Metheny e pianista Herbie Hancock com quem formou trio em Parallel Realities de 1990. DeJohnette nasceu em Chicago em 1942 tocando piano desde infância continuando praticar piano mesmo depois de ter começado estudos de bateria já na adolescência.
A bateria como instrumento favorito e jazz como gênero foram segundas escolhas de DeJohnette. Ele começou cantando em grupo vocal tocando rock’n’roll mas foi gradualmente atraído pela música instrumental criando próprio trio a partir do fim dos anos 1950. DeJohnette ganhou dois prêmios Grammy em carreira desenvolvida a partir de 1973 no selo independente alemão ECM. O primeiro foi de melhor álbum new age por Peace Time em 2009 em que também tocou sintetizadores. O segundo foi de melhor música instrumental por Skyline dividido com pianista Gonzalo Rubalcaba e baixista Ron Carter em 2022.
Jack DeJohnette morreu na segunda 27 de outubro aos 83 anos informou ECM. Ele deixa segunda mulher Lydia e duas filhas Farah e Minya. O músico é lembrado como um dos maiores bateristas da história do jazz revolucionando instrumento com técnica apurada versatilidade impressionante e capacidade única de dialogar com diferentes gerações de músicos mantendo relevância artística ao longo de seis décadas de carreira consolidando legado como referência obrigatória para estudantes e apreciadores do gênero musical em todo mundo.


