“Mostra Nós” abre inscrições e propõe protagonismo das periferias na produção audiovisual e fotográfica

Data:

“As periferias sempre foram vistas de fora, filmadas, fotografadas e interpretadas por outros olhares. A ‘Mostra Nós’ nasce como um convite para inverter essa lógica. A beleza nasce do território, as imagens são feitas, e as histórias contadas, por quem vive”. A afirmação é do secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, ao definir a proposta da primeira edição da “Mostra Nós”, que está com inscrições abertas até o próximo dia 24 de fevereiro.

Com duas categorias — audiovisual e fotografia — a iniciativa é aberta à participação de pessoas físicas e coletivos de comunidades periféricas de todo o Brasil. Não há idade mínima para inscrição e cada participante pode concorrer com uma obra por modalidade.

Na categoria audiovisual, serão selecionados oito filmes, com duração de até 10 minutos, nos gêneros ficção, documentário, híbrido (doc-ficção), experimental e arquivo/found footage. A escolha será feita por uma Comissão Técnica de Curadoria especializada.

Já na categoria fotografia, poderão ser inscritas imagens produzidas tanto por câmeras profissionais quanto por celulares. Ao todo, 25 fotografias serão selecionadas. As obras não precisam ser inéditas, mas devem ser autorais. A seleção ocorrerá em duas etapas: dez imagens escolhidas por votação popular e outras 15 definidas por comissão de curadoria especializada.

As obras selecionadas receberão o certificado e o selo “Mostra Audiovisual Nós 2026”, além de troféu simbólico. Também farão parte das atividades institucionais da mostra, com exibição oficial, disponibilização na plataforma PerifaFlix e inclusão no Mapa das Periferias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais