Tubarão-enfermeiro de 2 metros tem coloração causada por xantismo. Caso foi registrado cientificamente em revista especializada
Um pescador capturou o primeiro tubarão laranja cientificamente documentado nas águas da Costa Rica. Garvin Watson fisgou o tubarão-enfermeiro de 2 metros próximo ao Parque Nacional Tortuguero em agosto de 2024.
“Foi incrível. Não podíamos acreditar no que tínhamos à nossa frente, um tubarão laranja que parecia um alienígena”, relatou Watson, proprietário do hotel Parismina Domus Dei. Ele compartilhou fotos da captura nas redes sociais do estabelecimento.
Pesquisadores explicaram que a coloração laranja brilhante é causada por xantismo, condição que produz pigmentação amarela ou dourada na pele, escamas ou pelos dos animais. Os cientistas Marioxis Macías-Cuyare, Gilberto Rafael Borges Guzmán e Daniel Arauz-Naranjo publicaram estudo na revista Marine Biodiversity.
O caso representa “o primeiro caso cientificamente documentado de xantismo total na espécie e o primeiro registro do Mar do Caribe”. Os olhos brancos do animal indicam também forma de albinismo, envolvendo ausência completa de pigmento.


