Núcleo de inteligência de SP salva 310 vítimas de crimes virtuais em um ano

Data:

O Governo de São Paulo colhe resultados expressivos no combate aos crimes virtuais contra crianças e adolescentes. Desde sua criação, em novembro de 2024, o Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad)salvou mais de 310 vítimas, além de realizar 42 prisões e apreender 118 adolescentes envolvidos em atividades criminosas online.

Operando 24 horas por dia, o Noad reúne policiais civis, militares e peritos digitais que monitoram redes sociais, jogos e fóruns em busca de ameaças, como abuso sexual, incitação ao suicídio e planejamentos de ataques escolares. Em uma das ações recentes, o núcleo impediu que um adolescente de 13 anos executasse um atentado em uma escola da Zona Sul da capital.

De acordo com a coordenadora Lisandrea Colabuono, a presença de “observadores digitais” infiltrados permite acompanhar atividades em tempo real, garantindo respostas rápidas e salvando vidas. Além da atuação repressiva, o grupo produz relatórios de inteligência e promove palestras de conscientização digital para pais e alunos.

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou que o núcleo se consolidou como política permanente de proteção e referência nacional. O Noad segue ampliando sua atuação em parceria com o Ministério Público e outras forças policiais, reforçando que prevenção, diálogo e vigilância são as principais armas contra os riscos virtuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...