Uma megaoperação da Polícia Civil já resultou na prisão de 150 agressores de mulheres em diversas cidades de São Paulo. A ação, chamada Operação M — Carnaval Seguro, cumpre mais de mil mandados de prisão expedidos pela Justiça e mobiliza cerca de mil policiais em todo o estado. A ofensiva é coordenada pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e tem como foco retirar condenados das ruas e reforçar o combate à violência contra a mulher.
As diligências começaram na segunda-feira (9), mas esta quarta-feira (11) é considerada o “Dia D”, com intensificação das ações. Durante as operações, quatro armas de fogo irregulares foram apreendidas. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a iniciativa busca interromper ciclos de violência doméstica e garantir proteção às vítimas, especialmente no período de Carnaval.
A estratégia dá continuidade a ações anteriores. Em dezembro de 2025, uma operação semelhante cumpriu 562 mandados de prisão, com destaque para a Grande São Paulo, onde 161 homens foram detidos. A ação integra políticas permanentes do Estado, como o programa SP Por Todas e o aplicativo SP Mulher Segura, que ampliam a rede de proteção e atendimento 24 horas às mulheres.


