Governo Tarcísio inicialmente negou responsabilidade, mas confirmou ação após questionamentos. Estrutura visa proteger câmeras de monitoramento
A Polícia Militar confirmou na sexta-feira ser responsável pela instalação de espinhos metálicos em poste no cruzamento das ruas Vitorino Carmilo e Doutor Carvalho de Mendonça, nos Campos Elíseos. Inicialmente, o governo Tarcísio de Freitas havia negado conhecimento sobre a estrutura.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, “a estrutura citada visa abrigar câmeras de monitoramento, com um aparato para coibir atos de vandalismo”. A confirmação veio após reportagem da Folha e insistentes questionamentos da imprensa.
Comerciantes locais relataram que os espinhos foram instalados há cerca de duas semanas, após depredação de câmera no local que não foi reposta. O poste possui também “chapéu chinês”, estrutura usada pela prefeitura contra furtos, e caixa para componentes eletrônicos.
A reportagem apurou que o objeto seria de propriedade de empresa de telefonia que atua em parceria com a PM. A Prefeitura de São Paulo sempre negou relação com o poste, orientando procurar a Polícia Militar sobre o programa estadual Muralha Paulista.


