Na manhã desta segunda-feira, 21, policiais do 3º Distrito Policial de Santos cumpriram um mandado de busca e apreensão no bairro da Ponta da Praia, em Santos, e durante a ação localizaram, dentro de um dos cômodos de um dos apartamentos alvo do procedimento, uma estufa para cultivo de cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha. No local, que exalava um forte cheiro da substância, além do homem (40 anos), que foi detido, estava sua noiva que afirmou não residir no local.
Indagado acerca dos fatos, o indivíduo afirmou ter autorização para o plantio e cultivo da substância, entretanto nenhum documento oficial foi apresentado, e que cultivava a erva somente para uso próprio, uma vez que sua avó necessitava do uso do óleo e canabidiol para seu tratamento médico.
Dentro do cômodo foram encontradas embalagens contendo substância de uma erva esverdeada – a qual exala o odor de maconha – bem como embalagens vazias prontas para o armazenamento de entorpecentes, frascos com óleo que, de acordo com o homem, eram de óleo de canabidiol para consumo próprio e diversas plantas cultivadas para posterior colheita.
Além do primeiro apartamento, havia outro – localizado no mesmo edifício – que também era um alvo do referido mandado de busca e apreensão. Sendo assim, os policiais se dirigiram a este segundo local onde foram recebidos por uma senhora, identificada como a mãe do indivíduo encontrado e detido no primeiro apartamento, que franqueou a entrada da equipe. Neste local, foram localizados e apreendidos mais 7 frascos com óleo de canabidiol e, segundo a mulher, este material era utilizado por sua mãe, avó do homem detido, em razão do tratamento de uma doença.
Acerca do material apreendidos nos apartamentos foram localizados painéis de led, 2 caixas de fertilizantes e 18 unidades avulsas, 1 temporizador, 1 exaustor, 1 umidificador, 1 caixa de embalagens a vácuo, dentre outros utensílios destinados ao plantio e cultivo do entorpecente. Quanto às drogas foram apreendidos 60 cogumelos (432 gramas), 1 LSD (14 gramas), 17 embalagens de maconha (totalizando mais de 10.000 gramas) e 57 plantas de cannabis sativa (4.507 gramas).
Diante dos fatos e da situação flagrancial, os policiais conduziram o envolvido à delegacia para os procedimentos de polícia judiciária e este se encontra à disposição da Justiça.


