O último superferiado de 2025 antes das festas de fim de ano deve impulsionar fortemente a economia paulista. Segundo estimativa do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP), o feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quinta-feira (20), deve gerar cerca de R$ 3,5 bilhões em movimentação financeira no estado.
A projeção considera a circulação de aproximadamente 2,1 milhões de pessoas entre os dias 20 e 23 de novembro. A taxa de ocupação hoteleira deve ultrapassar 71% em média, com destaque para os destinos de sol e praia. De acordo com sondagem da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP), os estabelecimentos do Litoral Norte podem registrar ocupação superior a 95%.
“São números expressivos e reforçam a importância do turismo como motor de desenvolvimento econômico e social em São Paulo, gerando emprego, renda e movimentando diversos setores da economia”, afirmou o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.
O setor já vinha aquecido ao longo de 2025. No primeiro semestre, feriados prolongados como Carnaval, Páscoa, Dia do Trabalho e Corpus Christi movimentaram mais de R$ 18 bilhões, com cerca de 9 milhões de turistas circulando pelo estado.


