O Governo do Estado de São Paulo anunciou a liberação de R$ 32 milhões em recursos emergenciais para 24 municípios atingidos pelas fortes chuvas registradas entre o último sábado (13) e a segunda-feira (15). Em algumas regiões, o volume acumulado de chuva ultrapassou 150 milímetros, provocando alagamentos, danos estruturais e prejuízos à população.
As áreas mais impactadas estão nas regiões central, oeste e noroeste do estado. O repasse foi anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo coordenador estadual da Defesa Civil, Henguel Ricardo Pereira, durante reunião realizada na quinta-feira (18), no Palácio dos Bandeirantes, com prefeitos e representantes das cidades afetadas.
Reconstrução e resposta emergencial
De acordo com o governo estadual, após uma reunião virtual realizada no dia 15, as equipes técnicas do Estado e dos municípios avançaram para a fase de levantamento dos danos e definição de um plano de trabalho voltado à recuperação das áreas atingidas. Os recursos serão destinados a ações emergenciais e obras de reconstrução da infraestrutura danificada pelas chuvas.
Municípios atendidos
Participaram da reunião representantes dos seguintes municípios beneficiados pelo repasse:
Araçatuba, Avaré, Barretos, Barrinha, Bauru, Capivari, Garça, Guaíra, Iepê, João Ramalho, Martinópolis, Monte Castelo, Monte Mor, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Panorama, Piquerobi, Presidente Prudente, Rafard, Rubinéia, São João do Pau D’Alho, Severínia, Teodoro Sampaio e Valparaíso.
Segundo a Defesa Civil, o acompanhamento das ações seguirá nos próximos dias, com foco na redução de riscos, restabelecimento de serviços essenciais e apoio às famílias atingidas.


