Durante a abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), nesta segunda-feira (10/11), em Belém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é preciso “impor uma nova derrota aos negacionistas” e convocou os líderes mundiais a acelerar a ação climática.
Lula ressaltou que as mudanças do clima não representam uma ameaça futura, mas uma tragédia atual. Ele destacou que o combate à desinformação é um dos grandes desafios da conferência, que definiu como “a COP da verdade”.
“Na era da desinformação, os obscurantistas rejeitam as evidências da ciência e os progressos do multilateralismo. Controlam algoritmos, semeiam o ódio e espalham o medo. Atacam as instituições, a ciência e as universidades. É o momento de impor uma nova derrota aos negacionistas”, afirmou o presidente.
O chefe do Executivo alertou ainda que, sem o Acordo de Paris, o planeta estaria a caminho de um aquecimento catastrófico de quase cinco graus até o fim do século. Segundo ele, embora o mundo esteja na direção certa, “ainda caminha na velocidade errada”, correndo o risco de ultrapassar o limite de 1,5°C de aumento da temperatura global.
Chamado à Ação
Lula apresentou o Chamado à Ação, dividido em três eixos:
- Cumprimento das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) — compromissos dos países para reduzir emissões de gases de efeito estufa;
- Aceleração da ação climática, com foco nas pessoas;
- Criação de uma governança global mais robusta, com a proposta de um Conselho do Clima ligado à Assembleia Geral da ONU, para garantir que promessas se transformem em resultados.
Financiamento Climático
O presidente também cobrou recursos internacionais para financiar medidas de adaptação e transição energética. Segundo ele, serão necessários US$ 1,3 trilhão anuais até 2035 para manter o aquecimento global dentro do limite seguro.
“Se os homens que fazem guerra estivessem aqui, perceberiam que é muito mais barato colocar 1,3 trilhão de dólares para salvar vidas do que 2,7 trilhões para destruir o planeta”, declarou.


