Tremor de magnitude 6,0 atingiu leste do país na noite de sábado. Mais de 2.800 ficaram feridos e número de mortos pode chegar a mil
Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu o leste do Afeganistão na noite de sábado, deixando pelo menos 812 mortos e mais de 2.800 feridos. O epicentro ocorreu a cerca de 27 quilômetros de Jalalabad, cidade de 200 mil habitantes, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
A maior parte das vítimas está na província de Kunar, enquanto Nangarhar registrou pelo menos nove mortes. A capital Cabul também sentiu os abalos durante toda a noite. Autoridades locais acreditam que o número de mortos pode se aproximar de mil pessoas.
“O número de mortos e feridos é alto, mas como a área é de difícil acesso, nossas equipes ainda estão no local”, afirmou Sharafat Zaman, porta-voz do ministério da Saúde. O governo confirmou desabamento de casas e prédios em várias províncias.
O USGS alertou para “baixas significativas” e “danos generalizados”, destacando que as construções locais são vulneráveis a terremotos. A tragédia agrava a crise humanitária no país, onde mais da metade dos 42 milhões de habitantes depende de ajuda internacional.


