Brasil tem 217 notificações de intoxicação por metanol; maioria dos casos está em São Paulo

Data:

O Ministério da Saúde informou que já recebeu 217 notificações de intoxicação por metanol associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Desse total, 17 casos foram confirmados e 200 seguem em investigação.

O boletim mais recente, divulgado na noite de segunda-feira (6), mostra que o Estado de São Paulo concentra 82,49% das notificações — com 15 confirmações e 164 casos sob análise. O Paraná teve dois casos confirmados e quatro em investigação. Outros 12 estados também investigam suspeitas: Acre (1), Ceará (3), Espírito Santo (1), Goiás (3), Minas Gerais (1), Mato Grosso do Sul (5), Paraíba (1), Pernambuco (10), Piauí (3), Rio de Janeiro (1), Rondônia (1) e Rio Grande do Sul (2).

Até o momento, duas mortes foram confirmadas em São Paulo, enquanto outras 12 estão sob investigação — sendo uma no Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo, uma na Paraíba e uma no Ceará.


Laboratórios de referência e diagnóstico rápido

Durante coletiva nesta terça-feira (7), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que o governo federal vai apoiar o Estado de São Paulo na agilização dos diagnósticos.

Dois laboratórios de referência foram definidos: o da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A Unicamp, por meio do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), poderá realizar cerca de 190 exames por dia e receber amostras de outros estados.

“Esses exames podem ajudar a resolver dúvidas sobre casos confirmados em São Paulo, onde há uma brutal concentração das notificações”, destacou o ministro.

A Fiocruz também colocará seu laboratório à disposição de todo o país para auxiliar na detecção do metanol e na confirmação dos casos.


Antídotos e estoque estratégico

Para reforçar o tratamento, o Ministério da Saúde anunciou a aquisição de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol, antídotos usados em casos de intoxicação.

Segundo Padilha, o fomepizol deve chegar ainda nesta semana e será distribuído aos centros de referência estaduais.

“Estamos garantindo um grande estoque estratégico por precaução”, afirmou o ministro.

Os medicamentos devem ser utilizados somente sob prescrição e monitoramento médico, e os profissionais de saúde são orientados a notificar imediatamente os casos suspeitos, sem aguardar confirmação laboratorial para iniciar o tratamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Arbitragem volta a prejudicar, mas Corinthians supera erros e vence o Velo Clube fora de casa

Mesmo diante de mais uma atuação questionável da arbitragem,...

Mergulhadores localizam quase 150 kg de cocaína escondidos no casco de navio no Porto de Santos

Uma operação integrada de segurança resultou na apreensão de...

Sem ajuda da arbitragem, Santos empata com o Bragantino em jogo morno

Desta vez, sem interferência da arbitragem, o Santos Futebol...

Raio atinge área de ato com apoiadores de Nikolas Ferreira em Brasília

Um raio atingiu as proximidades da Praça do Cruzeiro,...