Em 70 dias de Operação Transporte Escolar Seguro (OTES), o Detran-SP realizou 403 ações de fiscalização em todo o Estado, com 2.568 veículos checados. As equipes inspecionaram documentos, autorizações, condições de conservação e itens de segurança, além da regularidade dos cursos e licenças dos motoristas — medidas que reforçam a proteção dos estudantes e a tranquilidade das famílias.
No acumulado de 2025, já foram 607 fiscalizações e 3.463 veículos vistoriados, o que representa 58% da meta para o segundo semestre. A expectativa é alcançar 6 mil veículos inspecionados até o início do ano letivo de 2026. As ações contam com apoio da Polícia Militar, Guardas Civis Municipais e órgãos municipais de trânsito.
Cerca de 31% dos veículos apresentaram irregularidades nas últimas operações, resultando em 1.407 infrações. A principal ocorrência foi a falta de autorização para atuar no transporte escolar, com 530 casos. Além disso, 150 motoristas não possuíam o curso especializado exigido e 120 veículos (5%) estavam em más condições de conservação, com falhas nos freios, pneus carecas ou ausência de cintos e extintores.
O Detran-SP reforça que os veículos devem passar por vistorias semestrais em Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs) e manter autorização de circulação válida, conforme o Código de Trânsito Brasileiro e a Portaria nº 11/2013.


