Abras celebra novo decreto do Programa de Alimentação do Trabalhador como “marco histórico”

Data:

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) classificou como “um marco histórico” o novo decreto do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), assinado nesta terça-feira (11) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a entidade, as mudanças tornam o programa mais justo, eficiente e acessível, beneficiando diretamente os trabalhadores e fortalecendo a cadeia de abastecimento de alimentos.

O decreto reformula as regras dos vales-alimentação e refeição, fixando limites para as taxas cobradas pelas operadoras. A taxa máxima dos estabelecimentos (MDR) será de 3,6%, e a tarifa de intercâmbio terá teto de 2%. O prazo de repasse aos estabelecimentos cairá para até 15 dias corridos, e, em até 360 dias, qualquer cartão do programa poderá ser aceito em qualquer maquininha, garantindo interoperabilidade entre bandeiras.

A Abras destacou que o novo modelo reduz a intermediação e trará mais previsibilidade ao setor. “Com custos menores e prazos mais curtos, todo comércio poderá aceitar o voucher alimentação e refeição, fortalecendo o pequeno varejo e ampliando o acesso da população. O resultado será uma cesta básica mais barata e um sistema mais justo para todos”, afirmou o presidente da entidade, João Galassi.

Entre outras mudanças, o decreto prevê a abertura dos arranjos de pagamento — obrigando sistemas com mais de 500 mil trabalhadores a permitirem a entrada de novas empresas — e a proibição de práticas abusivas, como deságios e vantagens financeiras indevidas.

De acordo com a Abras, o novo PAT é também uma medida de combate à inflação e de estímulo à concorrência, garantindo mais transparência e eficiência no uso dos benefícios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...

Mais plantas e menos carne podem reduzir risco de doença renal, aponta estudo

Uma pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal indica...

IA e exames de sangue prometem prever risco de diabetes com mais precisão

Pesquisas recentes indicam que novas tecnologias podem melhorar —...

Estudo aponta obesidade como fator de risco direto para demência vascular

Um novo estudo publicado em revista científica internacional indica...