Cerca de 3,51 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 terão de esperar até quinta-feira (13) para conferir o gabarito oficial das provas objetivas, segundo anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva realizada em Brasília na noite deste domingo (9).
O material será disponibilizado no portal do Inep, na seção Provas e Gabaritos. A divulgação antecipa o prazo previsto no edital, que previa a publicação até o décimo dia útil após o segundo dia de aplicação, ou seja, até 28 de novembro.
Primeiro dia de provas
No primeiro dia de aplicação, realizado neste domingo (9), os participantes responderam a 90 questões objetivas — sendo 45 de Linguagens e 45 de Ciências Humanas — e produziram uma redação dissertativo-argumentativa com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
As provas foram aplicadas em 164.906 salas, distribuídas em 1.805 municípios de todos os estados e do Distrito Federal.
Segundo dia e reaplicações
O segundo dia de provas do Enem 2025 está marcado para o próximo domingo (16). Os candidatos terão cinco horas de duração para responder a 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física).
O prazo para pedir a reaplicação do exame vai de 17 a 21 de novembro, até as 12h (horário de Brasília). A solicitação deve ser feita na Página do Participante, via Gov.br, e é válida para casos de problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, conforme previsto no edital.
Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o exame será realizado excepcionalmente nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, a conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
O MEC prevê ainda uma reaplicação nacional das provas nos dias 16 e 17 de dezembro.
Resultados
O resultado final do Enem 2025 deve ser divulgado em janeiro de 2026, em data a ser confirmada pelo Inep. Já as notas dos treineiros (participantes que ainda não concluíram o ensino médio) serão publicadas cerca de 60 dias depois, servindo apenas para autoavaliação.
Nesse mesmo período, também será disponibilizada a vista pedagógica da redação, que permite aos candidatos verificar a pontuação em cada uma das cinco competências avaliadas.
Sobre o Enem
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica e é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, por meio do Sisu e do Prouni.
Nesta edição, o exame voltou a ser utilizado como forma de certificação do ensino médio. Mais de 98 mil pessoas maiores de 18 anos solicitaram a certificação, que exige mínimo de 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.


