Inteligência artificial se torna obrigatória na formação docente

Data:

O ensino de inteligência artificial deve se tornar componente obrigatório no currículo de formação de professores no Brasil. A medida faz parte das diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que determinou prazo até o final de 2025 para que as instituições realizem as alterações curriculares necessárias, com implementação obrigatória a partir de 2026.

A iniciativa integra o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial 2024-2028, que prevê investimentos de R$ 817 milhões em ações educacionais pelo Ministério da Educação. O objetivo é capacitar os futuros educadores para utilizarem ferramentas de IA de forma ética e pedagógica, preparando-os para os desafios do ensino no século XXI.

O MEC já oferece cursos de formação continuada sobre IA através da plataforma AVAMEC, abordando temas como letramento digital e uso pedagógico de tecnologias. A medida visa desenvolver competências para que os professores possam integrar a inteligência artificial ao processo de ensino-aprendizagem, promovendo inovação educacional com responsabilidade ética.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...