O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quarta-feira (15), de um evento em comemoração ao Dia dos Professores, no Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, no Rio de Janeiro. Ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, o presidente anunciou a abertura do sistema de solicitação da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) e novas ações do programa Mais Professores.
A CNDB é um documento oficial válido por 10 anos e reconhecido em todo o país. Professores das redes pública e privada poderão solicitar o documento a partir desta quinta-feira (16) pelo portal Mais Professores, com acesso via conta gov.br. A carteira garante benefícios exclusivos, como meia-entrada em eventos culturais, descontos em hotéis e condições especiais em cartões de crédito e compras.
Durante o evento, também foi anunciada uma premiação para 100 mil professores das redes públicas com base no desempenho do Ideb. Cada um receberá um cartão com crédito de R$ 3 mil, destinado à compra de ferramentas de trabalho como notebooks e tablets.
O governo ainda lançou a nova versão do Portal de Formação Mais Professores, com cursos gratuitos de graduação, mestrado, doutorado e formação continuada. O programa busca atender 2,7 milhões de docentes em todo o país e fortalecer a valorização do magistério.


