Ministério da Saúde anuncia ações emergenciais contra intoxicação por metanol em bebidas adulteradas

Data:

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentou nesta quinta-feira (2/10) um conjunto de medidas estratégicas para enfrentar os casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. As ações foram anunciadas durante reunião da Sala de Situação, criada para monitorar e coordenar a resposta nacional.

Entre as medidas, o Ministério estruturou um estoque estratégico de 4.300 ampolas de etanol farmacêutico em hospitais e serviços do SUS, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Também foi iniciada a compra emergencial de mais 5 mil tratamentos.

A Anvisa abriu chamada pública para identificar fornecedores internacionais do fomepizol, medicamento específico para intoxicação por metanol, atualmente indisponível no Brasil. Paralelamente, o Ministério solicitou à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a doação imediata de 100 tratamentos e manifestou interesse na compra de outras 1.000 unidades.

“Essas medidas são preventivas. Embora o Brasil registre, em média, menos de 20 casos por ano, observamos um aumento recente em São Paulo”, destacou Padilha.

Casos notificados

Até o momento, o Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) notificou 59 casos suspeitos:

  • 53 em São Paulo (11 confirmados e 42 em investigação);
  • 5 em investigação em Pernambuco;
  • 1 em investigação no Distrito Federal.

Há um óbito confirmado e outros sete em análise.

Recomendações à população

O ministro reforçou orientações básicas:

  • Evitar bebidas de origem desconhecida, especialmente destilados incolores;
  • Não aceitar bebidas de desconhecidos em bares e festas;
  • Conferir a procedência do produto antes do consumo.

Estrutura de resposta

A Sala de Situação reúne representantes dos ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública, Agricultura, Anvisa, conselhos de saúde e secretarias estaduais. O grupo se reunirá três vezes por semana para acompanhar o cenário e definir medidas.

Na área diagnóstica, três laboratórios já estão mobilizados: LACEN-DF, Laboratório Municipal de São Paulo e INCQS/Fiocruz. Além disso, a Anvisa identificou 604 farmácias de manipulação aptas a produzir etanol farmacêutico em caso de necessidade.

Atendimento

Profissionais de saúde devem notificar casos suspeitos imediatamente, sem aguardar confirmação laboratorial. Orientações podem ser obtidas pelo 0800 642 9782 da Anvisa, de segunda a sexta, das 7h30 às 19h30.

O Brasil conta atualmente com 32 Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), que auxiliam no diagnóstico, manejo clínico e toxicovigilância.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...

Mais plantas e menos carne podem reduzir risco de doença renal, aponta estudo

Uma pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal indica...

IA e exames de sangue prometem prever risco de diabetes com mais precisão

Pesquisas recentes indicam que novas tecnologias podem melhorar —...

Estudo aponta obesidade como fator de risco direto para demência vascular

Um novo estudo publicado em revista científica internacional indica...