A Polícia Federal (PF) participou de uma ação fiscal integrada que resultou no resgate de 20 trabalhadores encontrados em condições degradantes em cinco municípios do Nordeste: Juazeiro do Norte (CE), Caldeirão Grande do Piauí (PI), Araripina (PE), Exu (PE) e Parnamirim (PE). A operação foi realizada entre os dias 27 de outubro e 5 de novembro, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Defensoria Pública da União (DPU).
As equipes identificaram alojamentos precários, ausência de registro em carteira de trabalho e falta de equipamentos de proteção individual (EPIs). As irregularidades foram encontradas principalmente em pedreiras e frentes de extração de pedras para calçamento.
Os trabalhadores resgatados receberam orientações sobre seus direitos e as providências legais estão sendo adotadas para garantir o pagamento das verbas rescisórias e demais compensações trabalhistas.
Durante toda a operação, a Polícia Federal foi responsável por assegurar a integridade das equipes do MTE e da DPU, oferecendo suporte logístico e de segurança durante as diligências.
As ações tiveram como base a Delegacia da Polícia Federal de Juazeiro do Norte (CE) e fazem parte do esforço contínuo de combate ao trabalho análogo à escravidão e à exploração de mão de obra em condições irregulares no país.


