Aliados dizem que Bolsonaro teve “surto” ao queimar tornozeleira e que acreditava ouvir vozes do equipamento

Data:

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmam que ele sofreu um “surto” emocional quando usou um ferro de solda para queimar a tornozeleira eletrônica instalada por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Segundo pessoas próximas à família, Bolsonaro dizia acreditar que estava “ouvindo vozes” vindas do aparelho no momento em que tentou danificá-lo.

A versão ganhou força após o vídeo em que o próprio ex-presidente admite ter “metido ferro” na tornozeleira vir a público. Antes disso, alguns aliados negavam qualquer violação, argumento que foi utilizado pelo ministro Moraes para decretar a prisão preventiva neste sábado.

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou ao Estadão que o estado emocional de Bolsonaro está “totalmente alterado”. Aliados próximos reforçam que, apesar do surto, não havia intenção de fuga. Segundo eles, se essa fosse a hipótese, Bolsonaro removeria o equipamento no momento de deixar o local — e não 24 horas antes.

O deputado Lucas Bove (PL), aliado do ex-presidente, também defendeu essa tese:
“Se você quisesse fugir, cortaria a tornozeleira segundos antes da fuga, não mexeria no sistema 24 horas antes”, disse.

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, responsável pelo monitoramento, apontou que a tornozeleira apresentava queimaduras em toda a sua circunferência. A violação foi detectada às 00h07 deste sábado, acionando imediatamente a equipe de policiais penais que fazia a escolta do ex-presidente.

No registro enviado ao STF, Bolsonaro aparece dizendo a uma policial:
“Meti ferro quente aí. Curiosidade. (…) Ferro de solda.”
Ele afirma, porém, que não tentou romper o equipamento.

O advogado do ex-presidente, Paulo Bueno, declarou apenas que a tornozeleira foi colocada com o objetivo de “causar humilhação”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais