Após ser humilhado por Trump, Zelensky anuncia novo encontro com presidente dos EUA antes do Ano Novo

Data:

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta sexta-feira (25) que voltará a se reunir em breve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no contexto das negociações para encerrar a guerra com a Rússia. Segundo Zelensky, o encontro pode ocorrer ainda antes do Ano Novo.

“Concordamos com uma reunião de alto nível com o presidente Trump num futuro próximo. Muitas coisas podem ser decididas antes do Ano Novo”, afirmou o líder ucraniano em publicação nas redes sociais.

O anúncio ocorre após encontros recentes marcados por tensão e críticas públicas de Trump à condução da guerra e à postura do governo ucraniano, episódios que repercutiram negativamente para Zelensky no cenário internacional.

Na quarta-feira (24), o presidente da Ucrânia havia apresentado a versão mais recente do plano de paz patrocinado pelos Estados Unidos, negociado há semanas entre Washington e Kiev. O documento preliminar prevê o congelamento das atuais linhas de frente do conflito, mas não traz uma solução definitiva para os territórios ucranianos ocupados pela Rússia desde a invasão iniciada em fevereiro de 2022 — áreas que representam cerca de 19% do território do país.

A nova formulação do plano retirou duas exigências presentes na proposta original e defendidas pelo governo russo: a retirada das forças ucranianas das áreas do Donbas ainda sob controle de Kiev e o compromisso formal de que a Ucrânia não ingressaria na Organização do Tratado do Atlântico Norte.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que Moscou ainda está avaliando sua posição oficial sobre o plano, mas evitou comentar detalhes. Já a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, declarou que o avanço rumo ao fim da guerra tem sido “lento, mas constante”.

A guerra foi iniciada em 24 de fevereiro de 2022, após a invasão ordenada pelo presidente russo Vladimir Putin, e segue sem uma solução definitiva, apesar das pressões diplomáticas internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...

Mais plantas e menos carne podem reduzir risco de doença renal, aponta estudo

Uma pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal indica...

IA e exames de sangue prometem prever risco de diabetes com mais precisão

Pesquisas recentes indicam que novas tecnologias podem melhorar —...

Estudo aponta obesidade como fator de risco direto para demência vascular

Um novo estudo publicado em revista científica internacional indica...