China condena ex-ministro da Agricultura à morte por corrupção de R$ 201 milhões

Data:

Pena de Tang Renjian fica suspensa por dois anos e pode ser revertida para prisão perpétua. Ele admitiu crimes e colaborou com Justiça

A China anunciou na sexta-feira (26) a condenação do ex-ministro da Agricultura e Assuntos Rurais, Tang Renjian, à pena de morte por corrupção. A execução ficará suspensa por dois anos, mecanismo frequentemente utilizado no país em casos de colaboração com a Justiça.

Durante esse período, a pena pode ser revertida para prisão perpétua. Segundo a agência estatal Xinhua, Renjian admitiu os crimes, colaborou na recuperação dos valores desviados e declarou arrependimento.

Ele também perdeu de forma vitalícia os direitos políticos e teve todos os bens confiscados.

Segundo sentença do Tribunal Popular Intermediário de Changchun, na província de Jilin, o ex-ministro usou cargos ocupados entre 2007 e 2024 para favorecer empresas em contratos, aprovações e investimentos, recebendo em troca mais de 268 milhões de yuans (cerca de R$ 201 milhões).

Após a decisão, afirmou aceitar o veredito e não recorrerá.

A China mantém rigorosa política anticorrupção que frequentemente resulta em condenações severas de autoridades de alto escalão. A suspensão da pena de morte por dois anos é prática comum em casos onde há colaboração do condenado com as investigações e recuperação de ativos desviados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça-feira

A Petrobras anunciou a redução de 5,2% no preço...

Lula pede à Fifa Mundial de Clubes no Brasil em 2029

O Brasil formalizou à Fifa o pedido para sediar...

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...