Fraude no INSS: ex-presidente é preso em operação da PF

Data:

Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS, está entre os nove presos na 4ª fase da Operação Sem Desconto, que apura desvios bilionários em aposentadorias.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (13) a 4ª fase da Operação Sem Desconto, prendendo nove pessoas, incluindo o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e o ex-procurador do órgão, Virgílio de Oliveira Filho. A ação investiga um esquema criminoso que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões de aposentadorias e pensões por meio de descontos não autorizados.

A fraude consistia em filiar beneficiários a associações, sem o consentimento deles, para cobrar mensalidades indevidas diretamente nos pagamentos. As investigações, conduzidas em parceria com a CGU, apontam que o esquema operou entre 2019 e 2024. A operação cumpriu 63 mandados em 14 estados e no Distrito Federal, visando desarticular a organização criminosa.

Enquanto a defesa de Stefanutto classifica a prisão como ilegal, o governo federal segue com o processo de devolução dos valores descontados indevidamente. Milhões de beneficiários já contestaram as cobranças, e o prazo para solicitar o ressarcimento foi prorrogado até fevereiro de 2026.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...