Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Data:

Deputado federal do PSOL assume pasta que cuida da relação com movimentos sociais. Boulos substitui Márcio Macêdo, que estava no cargo desde janeiro de 2023.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, pasta responsável pela relação do governo com movimentos sociais. A decisão foi comunicada durante reunião no Planalto que durou cerca de 1h30. Boulos substitui ex-deputado Márcio Macêdo (PT-SE), que estava no cargo desde começo do terceiro mandato de Lula em janeiro de 2023.

Com mudança, Lula avança na reforma ministerial fatiada promovendo desde janeiro, quando demitiu deputado Paulo Pimenta e nomeou publicitário Sidônio Palmeira como ministro da Secretaria de Comunicação. A Secretaria-Geral é um dos cinco ministérios funcionando no Palácio do Planalto, facilitando acesso ao presidente. A mudança abre espaço ao PSOL no palácio e retira ministério da cota do PT.

A escolha de Boulos visa melhorar relação com movimentos sociais já de olho na eleição presidencial de 2026. O novo ministro construiu carreira como uma das principais lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto. Ao ir para ministério, tendência é que Boulos desista da reeleição como deputado para permanecer no governo no período eleitoral. Em março de 2026, ministros que pretendem concorrer terão de deixar cargos conforme determina legislação eleitoral.

Aos 42 anos, Boulos é um dos principais nomes da esquerda no país e político de maior força eleitoral do PSOL. Paulistano formado em Filosofia e mestre em Psiquiatria, é professor e psicanalista. Foi candidato à Presidência em 2018 e à prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024, perdendo as três eleições. Em 2022, concorreu a deputado federal sendo candidato mais votado de São Paulo com 1 milhão de votos. Tem entre suas bandeiras políticas reforma urbana e melhoria da oferta de moradia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

R$ 30 bilhões por ano não bastam? Congresso aumenta salários enquanto o Brasil paga a conta!

Enquanto o brasileiro calcula se consegue pagar o supermercado...

São Sebastião projeta Carnaval 2026 com 500 mil turistas e ocupação hoteleira acima de 93%

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria...

Justiça Eleitoral leva biometria a Bertioga

A Justiça Eleitoral, por meio da 272ª Zona Eleitoral...