Durante o G20, Lula afirmou que o tratado entre União Europeia e Mercosul pode ser finalizado em 20 de dezembro, embora o local ainda não esteja definido.
Durante entrevista no G20, na África do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia deve ser assinado em 20 de dezembro. Segundo ele, essa pode ser a única viagem internacional que fará até o fim do ano, caso as negociações sejam concluídas como previsto. Apesar da data mencionada, o local da cerimônia ainda não foi definido.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já havia declarado em setembro que as tratativas técnicas estavam encerradas, restando agora a etapa política. Depois da assinatura, cada país do Mercosul e da União Europeia ainda precisará aprovar o acordo em seus respectivos parlamentos, o que pode prolongar o processo.
O tratado prevê redução de tarifas de importação e exportação entre os blocos, ampliando o acesso a mercados e abrindo novas oportunidades comerciais. Lula também antecipou que 2026 terá forte agenda internacional, destacando que o Brasil já abriu 486 novos mercados nos últimos anos e se aproxima da marca de 500.


