Lula relata problema em avião da FAB antes de decolagem no Pará: “Tivemos que descer”

Data:

Presidente estava embarcando para Breves quando defeito foi identificado em solo. Ele visitou basílica para agradecer por problema não ter ocorrido no ar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (3) que teve problema com aeronave da Força Aérea Brasileira durante viagem ao Pará. Segundo ele, fez visita à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, após o ocorrido.

Lula está no Pará desde quinta-feira (2) para inaugurar obras relacionadas à COP 30, marcada para novembro na capital do estado.

“Ontem aconteceu outro problema comigo no avião”, contou em entrevista à TV Liberal. Lula disse “outro problema” porque já enfrentou falha técnica em aeronave presidencial em outubro de 2024.

O defeito ocorreu enquanto a aeronave ainda estava em solo, antes de decolar. Lula embarcaria em avião modelo Casa C-105 da FAB para agenda em Breves, no arquipélago do Marajó.

O C-105 é bimotor fabricado pela Airbus que comporta até 64 passageiros, utilizado principalmente para transporte logístico. Não se trata de aeronave presidencial e sim avião de apoio para destinos mais difíceis de acessar.

“Teve problema no motor. Eu só tinha que agradecer a Deus porque poderia ter tido problema quando estivesse no ar. Teve quando estava em terra, ainda tivemos que descer do avião com medo que pegasse fogo”, relatou.

Após o defeito, a equipe presidencial seguiu para agenda em avião modelo C-97 Brasília. “Eu fui de noite agradecer à Nossa Senhora”, disse.

Breves fica cerca de 200 quilômetros de Belém em linha reta e 12 horas de barco. Com 106.968 moradores, é a cidade mais populosa do Marajó.

A Secretaria de Comunicação informou que durante procedimentos de acionamento dos motores foi identificado problema técnico-operacional. “Por precaução e seguindo protocolos de segurança, a FAB optou por utilizar aeronave reserva. O voo foi realizado normalmente.”

Em outubro de 2024, o avião presidencial VC-1 teve problema técnico após decolar no México, precisando dar 50 voltas em quase cinco horas para consumir combustível e pousar em segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

R$ 30 bilhões por ano não bastam? Congresso aumenta salários enquanto o Brasil paga a conta!

Enquanto o brasileiro calcula se consegue pagar o supermercado...

São Sebastião projeta Carnaval 2026 com 500 mil turistas e ocupação hoteleira acima de 93%

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria...

Justiça Eleitoral leva biometria a Bertioga

A Justiça Eleitoral, por meio da 272ª Zona Eleitoral...