Moraes determina início do processo de extradição de Ramagem após fuga para os EUA

Data:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira (15) que o processo de extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) seja iniciado. Ramagem, que fugiu para os Estados Unidos em setembro, mês em que foi condenado pela Primeira Turma do STF, é acusado de envolvimento em uma organização criminosa e de tentar instaurar um golpe de Estado. Ele foi condenado a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão.

De acordo com o despacho de Moraes, a Secretaria Judiciária do STF deve remeter os documentos necessários ao Ministério da Justiça para formalizar o pedido de extradição, com base no Tratado de Extradição entre Brasil e Estados Unidos. A pasta responsável irá analisar os documentos e encaminhá-los ao Ministério das Relações Exteriores para formalizar o pedido diplomático de extradição.

Ramagem, que foi aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, teria saído do Brasil clandestinamente, atravessando a fronteira do Brasil com a Guiana, onde embarcou para os EUA com passaporte diplomático, apesar de uma ordem para cancelamento do documento.

Aliados do deputado indicam que ele pode tentar buscar asilo político nos Estados Unidos. No entanto, o processo de extradição está em andamento, com os Estados Unidos avaliando o pedido do Brasil.

A fuga de Ramagem se soma a outros desdobramentos das investigações sobre a trama golpista no Brasil, com o STF determinando que as investigações sigam para garantir a responsabilização dos envolvidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Prepare o bolso: Tarcísio sinaliza aumento da tarifa de metrô e trens em 2026

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

Acabou a mamata: Câmara cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nesta...