Netanyahu diz que “ainda não terminou” guerra em Gaza; comitivas boicotam discurso na ONU

Data:

Primeiro-ministro israelense rejeitou Estado Palestino e negou causar fome em Gaza. Delegação brasileira se retirou do plenário usando lenços palestinos

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta sexta-feira (26) na Assembleia Geral da ONU que seu país seguirá atacando Gaza até “terminar o trabalho” no território palestino. A maioria das comitivas se retirou do plenário antes do discurso como protesto.

Em fala desafiadora de mais de 40 minutos, Netanyahu criticou a pressão internacional sobre Israel, rejeitou um Estado Palestino, negou que seu Exército esteja matando civis ou causando fome em Gaza e afirmou estar “lutando uma batalha” pelo Ocidente.

Netanyahu entrou sob vaias e mostrou mapa do Oriente Médio riscando áreas onde disse ter combatido ameaças, referindo-se à guerra contra o Hezbollah no Líbano, ataques ao Irã e incursões no Iêmen e Síria.

“Nós incapacitamos o Hezbollah, derrubamos milhares de terroristas na Síria e no Iêmen. Também devastamos as armas atômicas do Irã”, disse. “Lembram dos pagers? Eles entenderam a mensagem.”

Permaneceram no plenário apenas delegações de Estados Unidos, Reino Unido, Noruega, França, Itália, Espanha, Finlândia, Suíça e União Europeia.

Netanyahu criticou a “onda de reconhecimentos” do Estado Palestino por países ocidentais. “Dar um Estado à Palestina a um quilômetro de Israel é como dar um Estado à Al-Qaeda a um quilômetro de Nova York após 11 de setembro”, comparou.

A delegação brasileira se retirou trajando keffiyeh, lenços palestinos típicos, repetindo gesto do ano passado por determinação do Itamaraty.

Durante o discurso, milhares protestavam nas ruas de Nova York contra os ataques israelenses em Gaza, onde mais de 65 mil pessoas morreram desde outubro de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...