Operação Recupera mira fraudes milionárias contra o INSS

Data:

PF desarticula esquema de funcionários da Caixa que desviaram R$ 3 milhões. Grupo forjava benefícios desde 2018 no Rio e Santa Catarina.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (13) a Operação Recupera para combater uma organização criminosa que fraudou benefícios previdenciários e assistenciais do INSS, causando prejuízo estimado em R$ 3 milhões aos cofres públicos.

O esquema era comandado por funcionários e ex-funcionários da Caixa Econômica Federal que utilizavam acesso privilegiado aos sistemas bancários para liberar pagamentos irregulares desde 2018. Os criminosos inseriam dados falsos, forjavam comprovações de vida de pessoas falecidas ou inexistentes e emitiam cartões para beneficiários fictícios.

Mesmo após demissões por condutas similares em 2022, parte do grupo manteve as atividades fraudulentas por meio de terceiros, realizando saques mensais de pelo menos 17 benefícios ativos ilegalmente.

A operação cumpriu seis mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro (Nilópolis, Itaboraí, Cavalcanti e Méier) e Santa Catarina (Florianópolis e Tubarão), além de determinar bloqueio de bens equivalente ao valor desviado. Os investigados podem responder por organização criminosa e peculato eletrônico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Arbitragem volta a prejudicar, mas Corinthians supera erros e vence o Velo Clube fora de casa

Mesmo diante de mais uma atuação questionável da arbitragem,...

Mergulhadores localizam quase 150 kg de cocaína escondidos no casco de navio no Porto de Santos

Uma operação integrada de segurança resultou na apreensão de...

Sem ajuda da arbitragem, Santos empata com o Bragantino em jogo morno

Desta vez, sem interferência da arbitragem, o Santos Futebol...

Raio atinge área de ato com apoiadores de Nikolas Ferreira em Brasília

Um raio atingiu as proximidades da Praça do Cruzeiro,...