Protocolo “Não se Cale” chega a academias e clínicas em SP para proteger mulheres

Data:

O Protocolo Não se Cale, criado para proteger mulheres em bares, casas noturnas e eventos, agora se expande para academias, centros esportivos e clínicas, por meio de parcerias com o Conselho Regional de Educação Física de São Paulo (CREF4-SP) e o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

A iniciativa integra o movimento “SP Por Todas: 21 Dias por Elas”, promovido pelo Governo de São Paulo desde quinta-feira (20/11). A ação oferece serviços e campanhas de conscientização para prevenir e combater a violência contra mulheres ao longo de 21 dias, seguindo a mobilização global 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, da ONU Mulheres. No Brasil, a campanha vai do Dia da Consciência Negra (20/11) até o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).

Capacitação e prevenção

Os profissionais dos estabelecimentos recebem cursos online gratuitos, com 15 horas de duração, oferecidos em parceria pelo Procon-SP e pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). O treinamento ensina a identificar situações de violência e assédio, acolher mulheres e preservar provas, como imagens de câmeras de segurança.

Desde 2023, mais de 2 mil estabelecimentos na capital já foram orientados a afixar cartazes e capacitar equipes. No estado, 4.803 fornecedores em 290 cidades receberam instruções do protocolo.

Na parceria com o CREF4-SP, a capacitação inclui ainda criação de pontos de acolhimento em academias e centros esportivos, campanhas educativas, divulgação de canais de denúncia como o aplicativo Mulher Segura, além de informações sobre Delegacias da Mulher e Centros de Referência da Mulher.

“A segurança da mulher não é um favor, é um dever do estabelecimento”, afirma a premissa do protocolo, destacando o papel fundamental de profissionais treinados como primeira rede de proteção.

Como se capacitar

O curso online e gratuito está disponível na plataforma oficial: www.mulher.sp.gov.br/naosecale

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...

Mais plantas e menos carne podem reduzir risco de doença renal, aponta estudo

Uma pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal indica...

IA e exames de sangue prometem prever risco de diabetes com mais precisão

Pesquisas recentes indicam que novas tecnologias podem melhorar —...

Estudo aponta obesidade como fator de risco direto para demência vascular

Um novo estudo publicado em revista científica internacional indica...