Remoção de fios inativos avança para mais 385 postes em Santos  

Data:

A exemplo do trabalho iniciado há um mês na Rua João Pessoa (Centro Histórico), a Prefeitura avança, no próximo dia 12, para segunda e terceira etapas do reordenamento de cabos da fiação aérea inativa em postes. Os serviços serão realizados nas ruas Campos Melo, Dr. Cochrane, da Constituição, Luiz de Camões, e Avenida Conselheiro Nébias.

A operação municipal tem parceria com a CPFL Energia e empresas de telecomunicações (telecons). O objetivo é organizar a fiação aérea nos postes, tornar o ambiente urbano mais confortável do ponto de vista visual e  garantir a segurança na via pública.

As novas etapas foram anunciadas nesta quinta-feira (31), durante reunião da Comissão de Serviços Públicos (Comserp), coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).

A exemplo da etapa inicial, que prossegue até o próximo dia 5, no trecho da João Pessoa entre a Praça dos Andradas e a Rua São Bento, as duas novas fases continuarão atendendo o percurso do VLT, uma vez que o modal envolveu a instalação de postes e fiação aérea próprios.

“Nossa intenção é expandir essa ação, gradativamente, a outros pontos da Cidade”, adiantou o titular da Seinfra, Fabrício Cardoso, comentando que, em algumas vias, há excesso de fiação inativa ou rompida.

As telecons dispõem de contrato de compartilhamento de infraestrutura com a CPFL, ocupação regulamentada pela Resolução Conjunta nº 1, das agências nacionais de Energia Elétrica (Aneel) e de Telecomunicações (Anatel). Em Santos, há 38 telecons em atuação.

João Pessoa

Na última terça-feira (29), foi realizada mais uma força-tarefa da primeira etapa que atende a João Pessoa, cobrindo agora o trecho entre a Riachuelo e a Praça dos Andradas, onde seis telecons vistoriaram as condições de sua fiação em 28 postes: Vivo, Claro, Arikinet, VipWay, WCS e Consuldata.

O menor número de telecons participantes em comparação a vistorias anteriores decorre do vendaval que afetou a região esta semana. “As empresas dedicaram boa parte de suas equipes nos atendimentos emergenciais causados pelo temporal”, afirmou Gustavo Garcia Campos, técnico de obras e manutenção, responsável pela gestão do serviço, pela CPFL.

De qualquer forma, as telecons têm até a próxima semana para remover os fios inativos ou rompidos de sua responsabilidade. Vencido o prazo, os técnicos da CPFL retirarão a fiação irregular porventura existente.

A primeira etapa envolve 164 postes da João Pessoa, da Dr. Cochrane à Praça dos Andradas, onde há 1,7km de rede aérea.

A segunda etapa, que envolverá 220 postes em três vias, onde estão instalados 2,3km de fiação, terá início no próximo dia 12, com força-tarefa da CPFL e telecons na Rua da Constituição, entre a Amador Bueno e Bittencourt (32 postes).

O trabalho prossegue dia 19 da Bittencourt até a Marechal Pêgo Júnior (35 postes); dia 26 até a Júlio de Mesquita (28); em 2 de setembro continua até a Joaquim Nabuco (35) e conclui na Xavier Pinheiro a etapa da Constituição, dia 9 de setembro, trecho com 25 postes.

Ainda nessa etapa, a força-tarefa atende, dia 16 de setembro, o trecho da Luiz de Camões entre Carvalho de Mendonça e Augusto Coelho e Souza (34 postes) e, no dia 23, a Conselheiro Nébias, da Augusto Souza até a Francisco Glicério.

Já a terceira etapa do reordenamento de cabos tem início em 30 de setembro e envolve mais 165 postes, com 2,4km de fiação aérea. A força-tarefa começa pela Campos Melo, entre Afonso Pena e Luís Gama, onde há 24 postes, prossegue em 7 de outubro até a Xavier Pinheiro (35 postes), dia 14 até Luíza Macuco (35) e tem a última ação dia 21, no trecho até a Campos Sales (24).

Também nessa etapa, a força-tarefa desloca-se dia 28 de outubro para a Rua Dr. Cochrane, entre a Campos Sales e São Francisco, com 30 postes, e atende, dia 4 de novembro, o trecho com 17 postes da São Francisco à João Pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Fantástico revela erros básicos em prova de Medicina e acende alerta sobre formação médica no Brasil

Uma reportagem exibida no Fantástico, neste domingo (25), trouxe...

Arbitragem volta a prejudicar, mas Corinthians supera erros e vence o Velo Clube fora de casa

Mesmo diante de mais uma atuação questionável da arbitragem,...

Mergulhadores localizam quase 150 kg de cocaína escondidos no casco de navio no Porto de Santos

Uma operação integrada de segurança resultou na apreensão de...

Sem ajuda da arbitragem, Santos empata com o Bragantino em jogo morno

Desta vez, sem interferência da arbitragem, o Santos Futebol...