Santos realiza 33º Mutirão de Combate à Dengue e elimina 35 focos do Aedes aegypti no São Manoel

Data:

A Prefeitura de Santos promoveu, nesta quarta-feira (3), o 33º Mutirão de Combate à Dengue de 2025, com ações de prevenção e conscientização no bairro São Manoel, na Zona Noroeste. A iniciativa contou com a atuação de 50 agentes de combate a endemias e 25 funcionários da Terra Santos, que percorreram as ruas para identificar e eliminar situações de risco relacionadas à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, febre amarela urbana e zika.

Durante a ação, foram vistoriados 920 imóveis, dos quais 17 recusaram a entrada dos agentes. Ao todo, 35 focos com larvas foram eliminados em locais como sucatas, lonas, baldes, pneus, vasos sanitários, vasos de plantas, ralos externos e entulho de construção.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV), o ciclo de vida do mosquito dura cerca de sete dias, por isso, as medidas preventivas dentro de casa e no ambiente de trabalho devem ser feitas semanalmente para evitar criadouros.


Prevenção e chegada da primavera

Segundo Ana Paula Favoreto, chefe de atividades técnicas do CCZV, os índices atuais de infestação estão baixos na cidade, mas o cenário pode mudar com a chegada da primavera e o aumento das temperaturas.

“As armadilhas registraram menor captura de mosquitos e os casos diminuíram, mas isso acontece principalmente pelo clima de inverno, que desfavorece o ciclo de vida do Aedes aegypti”, explica.

No bairro São Manoel, um dos desafios é o acúmulo de materiais inservíveis nos quintais das residências, o que facilita a formação de criadouros.


Vacinação contra a dengue

A vacina contra a dengue segue disponível nas policlínicas para crianças e jovens de 10 a 14 anos. Para garantir a proteção, é necessário completar o esquema vacinal com duas doses, aplicadas com intervalo de três meses.

Atualmente, 27,85% do público-alvo já completou a imunização. No entanto, cerca de 3,2 mil jovens que já cumpriram o intervalo de 90 dias não retornaram para receber a segunda dose.


Balanço geral

Com os 33 mutirões realizados em 2025, a Prefeitura de Santos já eliminou 1.657 focos com larvas e registrou 2.240 recusas de entrada dos agentes.

O município contabiliza, até o momento, 4.334 casos de dengue, com quatro óbitos, além de 354 casos de chikungunya neste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...

Mais plantas e menos carne podem reduzir risco de doença renal, aponta estudo

Uma pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal indica...

IA e exames de sangue prometem prever risco de diabetes com mais precisão

Pesquisas recentes indicam que novas tecnologias podem melhorar —...

Estudo aponta obesidade como fator de risco direto para demência vascular

Um novo estudo publicado em revista científica internacional indica...