O café da manhã é realmente a refeição mais importante do dia?

Data:

O motivo pelo qual se acredita na importância do desjejum é interromper o jejum da noite. “O corpo usa muitas reservas de energia para o crescimento e a restauração durante a noite”, explica a nutricionista Sarah Elder. “Tomar um café da manhã balanceado ajuda a restaurar a energia, bem como a proteína e o cálcio consumidos à noite.”

Existem divergências sobre a manutenção do café da manhã em destaque na hierarquia alimentar. O aspecto mais estudado é a relação entre o café da manhã (ou a falta dele) e a obesidade. Um estudo americano com 50 mil pessoas ao longo de sete anos indicou menor índice de massa corporal (IMC) entre os participantes que fizeram do café da manhã sua principal refeição.

Não ficou claro se o café da manhã foi a causa ou se as pessoas que pulam a refeição matinal eram mais propensas a ficar acima do peso. Mulheres que tomavam café da manhã regularmente antes do estudo perderam 8,9 kg ao suspender a refeição matinal, enquanto o grupo que tomou café da manhã perdeu 6,2 kg.

Participantes que pulavam o café da manhã regularmente perderam 7,7 kg ao adotar a refeição e 6 kg ao continuar pulando o desjejum. Estudos sobre a relação entre tomar café da manhã e impactos à saúde podem refletir hábitos saudáveis, como não fumar e fazer exercícios regularmente.

Um estudo com oito homens com pré-diabetes mostrou resultados semelhantes ao efeito de medicamentos para reduzir a pressão arterial ao ingerir todas as calorias entre 9h e 15h. Pular o café da manhã pode ser benéfico, mas o café da manhã é fundamental para o ritmo natural do corpo, segundo o professor Fredrik Karpe.

Comer tarde pode aumentar o risco de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Um café da manhã farto e um pequeno jantar são benéficos para o controle do peso, pois o café da manhã maior reduz o apetite no restante do dia.

O valor nutricional do café da manhã, especialmente cereais enriquecidos com vitaminas, pode contribuir para benefícios à saúde. O segredo talvez seja não enfatizar demais uma única refeição, mas sim perceber como comemos ao longo do dia.

Um café da manhã balanceado é útil, mas fazer refeições regulares durante o dia é mais importante para manter o açúcar no sangue estável, controlando o peso e os níveis de fome, conforme explica Elder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...

Mais plantas e menos carne podem reduzir risco de doença renal, aponta estudo

Uma pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal indica...

IA e exames de sangue prometem prever risco de diabetes com mais precisão

Pesquisas recentes indicam que novas tecnologias podem melhorar —...