Programa Agora Tem Especialistas ultrapassa 127 mil atendimentos e realiza maior mutirão da história do SUS

Data:

O programa Agora Tem Especialistas alcançou a marca de 127,1 mil atendimentos ofertados à rede pública de saúde nos mutirões realizados ao longo deste ano. Somente no mais recente, ocorrido no último fim de semana, pacientes de todos os estados e do Distrito Federal passaram por 59,3 mil procedimentos, configurando o maior mutirão de cirurgias e exames da história do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para viabilizar a ação, o Ministério da Saúde promoveu, de forma inédita, a integração entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) — responsável pela maior rede de hospitais universitários do país —, institutos e hospitais federais e Santas Casas. Ao todo, quase 200 estabelecimentos de saúde atuaram simultaneamente em todos os estados e no Distrito Federal, atendendo pacientes previamente agendados pelo SUS.

Considerando os mutirões realizados no sábado (13) e domingo (14), além do primeiro realizado em julho, que ofertou 12,5 mil procedimentos, o programa ampliou em 375% a oferta de atendimentos em áreas prioritárias do SUS, como oncologia, ginecologia, ortopedia, cardiologia, oftalmologia e otorrinolaringologia.

A expansão da assistência especializada é resultado do fortalecimento do Agora Tem Especialistas, que passou a contar com a participação de novos parceiros. Pela primeira vez, 134 Santas Casas e nove hospitais e institutos federais se juntaram aos 45 hospitais universitários da Ebserh na realização dos mutirões.

“Realizamos o maior mutirão nacional da história do SUS, com cirurgias e exames em todo o Brasil. Muitas dessas pessoas aguardavam há meses. Elas foram atendidas sem pagar nada, porque o SUS é universal, público, gratuito e sério”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Entre os procedimentos realizados, destacam-se cirurgias de média e alta complexidade, como bariátrica por videolaparoscopia, cistolitotomia, colecistostomia, plástica abdominal, hemorroidectomia, diferentes tipos de hernioplastias, vasectomia, ureterolitotripsia transureteroscópica e uretrotomia interna, entre outras. Também foram realizados exames como ultrassonografia, tomografia, endoscopia e ressonância magnética.

Atendimentos em crescimento contínuo

A oferta de atendimentos cresce a cada edição do programa. Nos mutirões de julho e setembro, realizados no Dia Ebserh em Ação, foram ofertados 12,5 mil e 34,3 mil procedimentos, respectivamente. Já em dezembro, com a participação de 143 novos estabelecimentos, o número saltou para 59,3 mil atendimentos. Além disso, mutirões realizados em aldeias indígenas somaram 21 mil atendimentos.

No mutirão do último fim de semana, as 134 Santas Casas e hospitais filantrópicos atuaram em 19 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Também participaram da iniciativa hospitais federais vinculados ao Ministério da Saúde, como o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), além dos hospitais federais dos Servidores, Ipanema, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Lagoa e Andaraí, todos no Rio de Janeiro.

Outras ações do programa

Ao longo de 2025, o Agora Tem Especialistas consolidou-se como uma das principais políticas públicas federais para ampliar e qualificar o acesso à saúde especializada no SUS. Além dos mutirões, o programa inclui carretas de saúde, ampliação do horário de funcionamento das unidades, provimento e formação de especialistas em regiões com carência de profissionais e parcerias com hospitais privados, que oferecem atendimento gratuito ao SUS em troca do abatimento de dívidas tributárias federais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça-feira

A Petrobras anunciou a redução de 5,2% no preço...

Lula pede à Fifa Mundial de Clubes no Brasil em 2029

O Brasil formalizou à Fifa o pedido para sediar...

Dieta que imita jejum pode aliviar sintomas da doença de Crohn, aponta estudo

Um estudo publicado na revista Nature Medicine indica que...