A Autoridade Portuária de Santos (APS) aguarda autorização do governo federal para ampliar em 162,4% a área do Porto de Santos. O projeto prevê a expansão da poligonal do complexo portuário dos atuais 7,8 milhões de metros quadrados para cerca de 20 milhões de m², incluindo áreas localizadas nos municípios de Cubatão e São Vicente.
Segundo a APS, o plano foi entregue ao Ministério de Portos e Aeroportos no fim de 2024 e passou por consulta pública no segundo trimestre deste ano. A expectativa é que, até sexta-feira (19), o ministério anuncie a autorização de ao menos parte da ampliação, após ajustes técnicos realizados no projeto.
O presidente da APS, Anderson Pomini, afirmou que algumas áreas já estão totalmente prontas para serem incorporadas à poligonal ainda em 2025. De acordo com ele, a ampliação é estratégica para o futuro do porto e para acompanhar o crescimento da movimentação de cargas, sendo resultado de estudos técnicos, jurídicos e operacionais desenvolvidos ao longo de mais de uma década.
A poligonal define os limites oficiais do porto organizado e sua ampliação busca garantir segurança jurídica, melhor planejamento e capacidade para atender à expansão das atividades portuárias nos próximos anos.


