Terminadas as apresentações do Carnaval em Bertioga, entrava em cena o chamado “bloco da limpeza”, formado por equipes da Secretaria de Serviços Urbanos responsáveis por garantir que a cidade amanhecesse organizada nos dias seguintes à festa. Entre os dias 13 e 18 de fevereiro, foram recolhidas cerca de 990,72 toneladas de resíduos orgânicos.
Ao longo do período, as frentes de trabalho atuaram com serviços de roçagem, raspagem, varrição manual e mecanizada, além de outras ações de limpeza urbana. Também foram executadas atividades de manutenção, como cata-poda, cata-treco, pintura e conservação de guias.
Caminhões-caçamba e retroescavadeiras auxiliaram na desobstrução de canais e valas, assegurando o escoamento adequado da água e prevenindo possíveis alagamentos.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Renato Losada, o reforço foi necessário diante do aumento de público na cidade. “No período de Carnaval, é fundamental manter a cidade limpa e organizada para moradores e turistas. Nossas equipes atuaram de forma contínua, com reforço nos serviços de limpeza e manutenção antes, durante e após os eventos”, afirmou.
Reforço desde a alta temporada
Desde dezembro de 2025, a Prefeitura intensificou as ações do Programa Cidade Limpa em razão do aumento no fluxo de moradores e turistas durante a alta temporada. Os trabalhos têm sido concentrados, principalmente, na limpeza das praias e na coleta de resíduos em toda a cidade.
Para ampliar o atendimento, foram contratados 15 ajudantes gerais temporários e realizada a locação de um caminhão basculante. A coleta de resíduos também recebeu apoio adicional com quatro caminhões coletores e a contratação de cinco motoristas.


