Britânica encontrou petróleo no bloco Bumerangue, no pré-sal da Bacia de Santos. Descoberta consolida região como grande polo mundial de exploração.
A BP (British Petroleum) anunciou na segunda-feira (4) sua maior descoberta de petróleo dos últimos 25 anos, localizada em águas profundas do pré-sal brasileiro, no bloco Bumerangue, na Bacia de Santos. A petroleira britânica detém 100% de participação na operação, enquanto a estatal Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) atua como gestora do contrato.
O anúncio representa um marco estratégico para a BP, que voltou a priorizar combustíveis fósseis após anos de investimentos frustrados em energia renovável. A notícia impulsionou as ações da companhia em Londres, que subiram 1,4% no início das negociações.
Esta é a décima descoberta da empresa em 2025, reforçando a meta de elevar sua produção global para 2,3 a 2,5 milhões de barris de óleo equivalente por dia até 2030. A BP arrematou o bloco Bumerangue em dezembro de 2022, em condições comerciais consideradas muito favoráveis pela própria empresa.
Segundo a petroleira, os primeiros resultados indicam altos níveis de dióxido de carbono no reservatório, e análises laboratoriais já foram iniciadas para detalhar o potencial real da jazida. A descoberta consolida ainda mais a Bacia de Santos como um dos maiores polos mundiais de exploração de petróleo e gás.


