Cubatão discute futuro sustentável em fórum que reúne poder público, indústria e academia

Data:

Cubatão sediou, nesta segunda-feira (24), a primeira edição do Fórum Cubatão + Sustentável, evento realizado no auditório do Senai em parceria entre o Grupo Tribuna, a Prefeitura e empresas do Polo Industrial, por meio do Cide – Polo Cubatão. A iniciativa reuniu representantes do poder público, lideranças industriais, especialistas acadêmicos e gestores de grandes empreendimentos, promovendo um amplo debate sobre energia, logística, competitividade e meio ambiente.

O encontro também destacou a trajetória de transformação ambiental do município, que passou de um dos mais graves polos de poluição industrial do País, nas décadas de 1970 e 1980, para referência nacional em recuperação ambiental.

Abertura e anúncios

A mesa de abertura contou com autoridades do Estado e do Município, entre elas o prefeito César Nascimento, os deputados estaduais Paulo Corrêa e Caio França, além de Américo Neto, diretor-titular do Ciesp-Cubatão.

O prefeito apresentou os projetos habitacionais em andamento, como a urbanização da Vila dos Pescadores e da Vila Esperança, e destacou ações ambientais estruturantes. Segundo ele, o município está implementando o chamado Cinturão Verde, com cerca de 3 milhões de metros quadrados de áreas recuperadas. “Vamos retirar mais de 700 mil litros de esgoto por dia que hoje seriam lançados in natura no meio ambiente. É um projeto ambicioso, que envolve mais de 30 mil pessoas e deve durar cerca de dez anos”, afirmou.

COP30 e políticas públicas sustentáveis

O primeiro painel tratou de avanços ambientais, políticas públicas e integração social. A vice-prefeita e secretária de Habitação, Andrea Castro, apresentou programas habitacionais, ações de revitalização urbana e iniciativas sociais com foco em sustentabilidade. Ela também relatou a participação da comitiva cubatense na COP30, destacando a busca por financiamentos para obras de drenagem, modernização administrativa e projetos habitacionais.

Participaram deste debate o engenheiro agrônomo Sérgio Luiz Pompéia, o diretor da Unipar Cubatão, Damián Greco, e o secretário de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-Estar Animal, Cleiton Jordão Santos. Questionado sobre o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade, Cleiton destacou a necessidade de articulação internacional e citou a adesão de Cubatão ao programa Carbono Neutro, em parceria com o IPT.

Energia e indústria

O segundo painel abordou o uso do gás natural na indústria, com foco em transição energética e eficiência. Participaram Ricardo Salgado, presidente do Cide Cubatão; Taluia Croso, docente do Instituto de Energia e Ambiente da USP; Sabrina Martins dos Santos, docente do Senai Santos; e Cláudio Santos, gerente-geral da Yara em Cubatão.

Logística e competitividade regional

O último painel tratou dos desafios logísticos e econômicos que impactam o desenvolvimento regional. Estiveram presentes Julia da Mota, subsecretária estadual de Competitividade e Desenvolvimento Econômico; Américo Ferreira Neto, presidente do Ciesp e vice-presidente Industrial da Usiminas; e Fabrício Lopes, secretário municipal de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo.

Fabrício destacou a necessidade de qualificação profissional para atender às grandes obras previstas na região e comentou o papel do InvestSP na atração de investimentos. Ele também chamou a atenção para a queda na produção de fertilizantes em Cubatão, apesar do aumento do consumo nacional, defendendo medidas que preservem empregos e competitividade.

Participação do secretariado

Estiveram presentes diversos secretários municipais, incluindo representantes das áreas de Assuntos Jurídicos, Comunicação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Educação, Esportes, Finanças, Manutenção, Planejamento, Saúde e Turismo, além da presidência do Fundo Social de Solidariedade.

Consolidação do debate

Ao final, o Fórum Cubatão + Sustentável reafirmou o papel estratégico do município como referência nacional em sustentabilidade industrial, reforçando o compromisso local com inovação, desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental.

A Prefeitura de Cubatão destacou que suas ações estão alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

Foto: Secom Cubatão/Theo Jr.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...