Cubatão marca presença na COP 30 e apresenta ações de transição energética e recuperação ambiental

Data:

O município de Cubatão iniciou, nesta segunda-feira (10), sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorre em Belém do Pará. A cidade abriu oficialmente sua agenda de atividades no evento, com representantes que destacam o papel do município na agenda ambiental e na transição energética.

A comitiva cubatense é composta pela vice-prefeita e secretária de Habitação, Andrea Castro, e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-Estar Animal (Semam-SCBem), Cleiton Jordão Santos.
O prefeito César Nascimento também participará da programação, no dia 15 de novembro, às 17h30, com a palestra “Recuperação ambiental e transição industrial: experiências locais rumo a indústrias sustentáveis”, no Pavilhão Brasil – Blue Zone.


Painel sobre transição energética

Representando Cubatão, Cleiton Jordão participou do painel “Governos Locais pelo Clima: Por Uma Transição Energética Inclusiva”, realizado no Amazon Climate Hub – Green Zone, organizado pelo Instituto Arayara.
O debate reuniu representantes de cidades brasileiras e latino-americanas para discutir estratégias de desenvolvimento sustentável e transição energética justa. A mediação foi feita por Luísa Acauan, do ICLEI América do Sul.

Questionado sobre como Cubatão tem integrado a agenda de transição energética à sua estratégia de desenvolvimento territorial, o secretário destacou que o município alia sustentabilidade, competitividade econômica e inclusão social.

“Cubatão compreendeu que era imprescindível adotar uma nova governança ambiental, estratégica e comprometida com o futuro. Nosso desenvolvimento industrial trouxe desafios, mas também oportunidades para transformar áreas degradadas e investir em tecnologia limpa”, afirmou Jordão.

Ele citou ações concretas, como a parceria com o Centro de Ciência para o Desenvolvimento – Cidades Carbono Neutro, que utiliza bioengenharia e soluções baseadas na natureza para aumentar a resiliência urbana e reduzir gases de efeito estufa.

O secretário também destacou o papel das indústrias do polo cubatense na transição energética:

  • Yara: produção de amônia renovável;
  • Unipar: modernização da planta de hipoclorito de sódio;
  • Usiminas: investimentos em aço verde;
  • Refinaria Presidente Bernardes: planta de BioQAV (combustível de aviação sustentável).

Ações locais e reconhecimento internacional

Entre os avanços locais, Cleiton Jordão mencionou a entrega de moradias no Núcleo Mantiqueira e o projeto Cinturão Verde, na Vila Esperança, que recupera cerca de 3 milhões de metros quadrados de áreas ambientais — o equivalente a 19 estádios do Maracanã.

Cubatão também recebeu o título de Tree Cities of the World (Cidades Verdes do Mundo), reconhecimento internacional que reforça o compromisso do município com a manutenção e ampliação das áreas verdes.

“Cubatão está preparada para captar recursos e desenvolver projetos sustentáveis e inovadores. Estamos no caminho certo para construir uma cidade mais limpa, justa e resiliente”, concluiu o secretário.


Debates e próximos passos

O painel ainda contou com a participação de:

  • Eva Limone, secretária de Ambiente de Lomas de Zamora (Argentina);
  • Vladimir Chong, prefeito da Província de Maynas (Peru);
  • Maria Thereza Mesquita, assessora de Meio Ambiente de Contagem (MG);
  • Raphael Sereni, secretário de Meio Ambiente de Abaetetuba (PA);
  • Rafael Lenzi, especialista de Parcerias Estratégicas do FONPLATA;
  • Stefania Relva, diretora de Transformação Industrial do Instituto E+ Transição Energética;
  • Alexandre Sion, vice-presidente do Conselho Diretor do ICLEI América do Sul.

O encontro abordou os desafios e oportunidades da energia limpa na América do Sul, com foco em governança multinível e financiamento para uma transição justa e colaborativa.


Participações na COP 30

A participação de Cubatão na conferência continua nesta terça-feira (11), às 15h, com a palestra da vice-prefeita Andrea Castro, “Redução de Superpoluentes: Boas práticas de governos subnacionais da Argentina e do Brasil para territórios sustentáveis”, na Blue Zone, espaço diplomático da ONU.

No dia 15 de novembro, às 17h30, o prefeito César Nascimento apresentará “Recuperação ambiental e transição industrial: experiências locais rumo a indústrias sustentáveis”, também na Blue Zone, auditório Cumaru.


Compromisso com os ODS da ONU

A presença cubatense na COP 30 reforça o alinhamento da Prefeitura de Cubatão aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, incluindo ações de erradicação da pobreza, igualdade de gênero, energia limpa, cidades sustentáveis, vida terrestre e justiça climática.

“Representando toda a Baixada Santista, Cubatão reafirma seu protagonismo em políticas públicas voltadas à sustentabilidade, à transição energética e à justiça ambiental”, destacou Cleiton Jordão.

Foto: Secom Cubatão/Claudio Barazal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Polícia Civil prende suspeitos por golpes no interior paulista

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta terça-feira (3)...

Oficinas culturais recebem novos professores em São Sebastião

A retomada das Oficinas Culturais de São Sebastião começou...

Ecopontos de Praia Grande abrem aos domingos

Descartar corretamente resíduos recicláveis ficou mais fácil em Praia...

Acidente com ônibus mata romeiros em Alagoas

Uma tragédia marcou a manhã desta terça-feira (3) no...