A Prefeitura de Cubatão realizou, entre sexta-feira (3) e domingo (5), uma série de ações de fiscalização no bairro Jardim Casqueiro, durante a programação do Guará Fest. A iniciativa contou com a participação das equipes da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal (GCM) e Fiscalização do Comércio da Secretaria de Finanças, com o objetivo de orientar comerciantes e impedir a venda de bebidas destiladas, cuja comercialização está proibida no evento.
A medida preventiva foi adotada em razão dos recentes casos de intoxicação por metanol registrados no Estado de São Paulo. Por precaução, a Prefeitura determinou a proibição da venda de bebidas destiladas no local e em seu entorno, incluindo a Praça Independência e as proximidades do Píer do Casqueiro.
Na sexta-feira (3), as equipes iniciaram a ação com orientações a comerciantes e ambulantes sobre as restrições. No sábado (4), foram recolhidas 31 embalagens de bebidas destiladas. Já no domingo (5), outras quatro embalagens também foram apreendidas durante as fiscalizações.
As ações seguem ao longo da programação do Guará Fest, que continua no próximo fim de semana, reforçando o compromisso da Prefeitura com a segurança, a saúde e o bem-estar da população, além de prevenir riscos associados ao consumo de produtos sem procedência comprovada.
Fiscalização na Vila Esperança
Na sexta-feira (3), a Prefeitura também realizou uma operação de fiscalização em um estabelecimento comercial na Vila Esperança, onde foram apreendidas 145 garrafas de bebidas destiladas sem nota fiscal.
A força-tarefa foi composta pelas equipes da Vigilância Sanitária (DVS) e Vigilância Epidemiológica (SVE), ambas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pelo Grupo de Vigilância Sanitária do Estado (GVS/SES/SP), Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM). O material recolhido foi encaminhado ao 1º Distrito Policial de Santos, onde passará por perícia, e o estabelecimento recebeu auto de infração para regularização da situação.
O local é o mesmo onde uma paciente, internada no Hospital Municipal de Cubatão (HMC), teria consumido bebidas alcoólicas. Ela foi atendida pelo SAMU e levada ao Pronto-Socorro Central no dia 28 de setembro, apresentando convulsões. Posteriormente, foi transferida para a UTI do HMC, de onde obteve alta a pedido no dia 4, às 11h15.
O exame toxicológico, que irá confirmar se houve contaminação por metanol, tem resultado previsto para o dia 9. A Unidade de Saúde CAIC/Vila Esperança foi acionada para acompanhar a situação da paciente.


