Dando continuidade ao Mutirão Descentralizado de Exames Laboratoriais, a Secretaria de Saúde de Cubatão (SMS) ampliou o atendimento neste início de dezembro e contemplou mais duas unidades da rede. A ação ocorreu na UBS Jardim Casqueiro, em 29 de novembro, e na USF Vila dos Pescadores, no último sábado (6), somando mais de 390 pacientes atendidos e 6.945 exames realizados — sendo 2.600 no Casqueiro e 4.345 na Vila dos Pescadores.
Antes disso, outras duas unidades já haviam sido contempladas: as USF Jardim Nova República (Bolsão 8) e Vila Nova, nos dias 21 e 22 de novembro. Juntas, atenderam 365 pacientes, que realizaram mais de 4 mil exames.
No total, o balanço da SMS aponta que o mutirão já beneficiou quase 800 pessoas, com a realização de mais de 11 mil exames laboratoriais, abrangendo coleta de sangue, urina e fezes — essenciais para diagnósticos precisos e definição de condutas médicas.
Próximas unidades agendadas
A Secretaria de Saúde confirmou que outras três unidades serão atendidas ainda neste mês:
- 20/12 (sábado) – USF Vila Esperança / CAIC
- 26/12 (sexta-feira) – USF Jardim Nova República (2ª ação)
- 27/12 (sábado) – USF 31 de Março
Somente para essas três etapas, há 900 pacientes já agendados, com média de 300 atendimentos previstos por unidade.
Absenteísmo compromete o avanço da fila
Um dos principais entraves identificados pela SMS tem sido o alto índice de absenteísmo. Cerca de 30% dos pacientes marcados não comparecem no dia da coleta, retornando para a fila e reduzindo o impacto da ação.
Segundo a secretaria, caso os agendamentos fossem cumpridos, o número de pacientes atendidos e de exames realizados seria ainda maior, acelerando a redução da demanda reprimida das unidades com maior fila.
A Pasta reforça que os pacientes devem ficar atentos aos telefones informados nas unidades, pois é por meio deles que a Central de Vagas realiza os agendamentos.
“Quanto mais pessoas comparecerem, mais avançaremos na diminuição do tempo de espera para consultas de retorno e novos exames”, destacou a SMS.


