Cubatão inicia programa de preservação de nascentes

Data:

A Secretaria de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar animal (Semam-SCBem) informa que a Cidade vai cadastrar e monitorar as nascentes e olhos d’água localizadas em Cubatão por meio do Programa Municipal de Preservação das Nascentes. A ação consiste no acompanhamento das áreas de nascentes, ações de preservação ambiental, fiscalizações, controle e redução de assoreamento, combate à poluição e conscientização ambiental sobre o tema.

“O cadastro de nascentes e olhos d’água (afloramento natural do lençol freático) será feito por meio de busca ativa, em áreas públicas e particulares, ou por chamamento, de acordo com a lei do programa”, afirma Cleiton Jordão, secretário da Pasta. A lei à qual se refere é a de nº4.318, de 11 de junho de 2024,  publicada na edição nº 1520 do Diário Oficial do Município (https://diariooficial.cubatao.sp.gov.br/search_sres.php?id=MTUyMA==).

Fiscalização – A Semam-SCBem conta com o apoio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), da Secretaria Municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos (Sesep) e da Guarda Civil Municipal (CGM) na fiscalização das áreas de nascentes. De acordo com o programa, são consideradas infrações administrativas ambientais contra as nascentes desmatar, promover degradação ambiental, obstrução, construção e outras intervenções que descaracterizem os ecossistemas locais em um raio de 500 metros a partir do ponto demarcado das nascentes; descartar e despejar resíduos e efluentes (irregular ou sem autorização) nas nascentes e cursos d’água; aterrar, represar ou desviar o curso em distância igual ou menor a 500 metros do ponto demarcado; realizar queimadas; confinar animais, entre outras infrações, sujeitas a penalidades já previstas na lei. A multa varia de 200 a 1200 UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), dependendo da infração.

Sobre o programa – a preservação das nascentes é uma iniciativa desenvolvida desde 2014 pelo Governo do Estado de São Paulo, pelo Programa Nascentes, criado para promover a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade a partir do direcionamento para áreas prioritárias do cumprimento de obrigações ambientes decorrentes de licenciamento, de fiscalização ou de ações voluntárias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Newsletter

spot_imgspot_img

Mais Lidos

Leia Mais

Arbitragem volta a prejudicar, mas Corinthians supera erros e vence o Velo Clube fora de casa

Mesmo diante de mais uma atuação questionável da arbitragem,...

Mergulhadores localizam quase 150 kg de cocaína escondidos no casco de navio no Porto de Santos

Uma operação integrada de segurança resultou na apreensão de...

Sem ajuda da arbitragem, Santos empata com o Bragantino em jogo morno

Desta vez, sem interferência da arbitragem, o Santos Futebol...

Raio atinge área de ato com apoiadores de Nikolas Ferreira em Brasília

Um raio atingiu as proximidades da Praça do Cruzeiro,...