O Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), em Praia Grande, recebeu nesta quinta-feira (4) a visita de autoridades da área de segurança pública de Guarujá, com o objetivo de trocar informações e experiências para aprimorar a gestão da segurança no município.
A comitiva foi formada pelo secretário de Segurança, Renato Fincatti, pelo secretário-adjunto de Mobilidade Urbana, Airton Sinto, e por integrantes do comando da Guarda Civil Municipal (GCM). O grupo foi recebido pelo secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, Maurício Vieira Izumi.
Durante a visita, Izumi apresentou as funcionalidades do Cicoe, com destaque para os softwares de reconhecimento facial e de caracteres, além da integração de 120 câmeras da cidade ao Programa Muralha Paulista, do Governo do Estado de São Paulo.
Os visitantes acompanharam, em tempo real, a checagem de uma ocorrência envolvendo um veículo clonado, observando as imagens da abordagem, a confirmação dos dados e o contato com a vítima do veículo roubado.
O secretário de Guarujá destacou a importância da visita:
“Trata-se de uma referência nacional em tecnologia voltada à segurança, mobilidade e outras áreas. Estamos aqui para absorver esse conhecimento e trocar experiências”, afirmou Renato Fincatti.
Estrutura e tecnologia
Atualmente, o Cicoe monitora mais de 3.500 equipamentos instalados em ruas, avenidas, viadutos, prédios públicos, escolas, unidades de saúde, áreas esportivas, orla e locais de preservação ambiental. A central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM, Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil.
Um dos destaques do espaço é o videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas em alta definição, que permite o acompanhamento simultâneo de diversas ocorrências. Todas as chamadas feitas aos números 199 e 153 são atendidas diretamente na central e repassadas às equipes de patrulhamento.


