O Teatro Procópio Ferreira será palco de uma noite de celebração e resistência cultural neste sábado (26), às 18h30, com a realização do festival “Ubunto 25 Anos”. O evento marca um quarto de século de atuação do Balé Folclórico AfroKetu e do Centro Cultural Herança de Palmares Omo Oba Zumbi, dois coletivos fundamentais na preservação e difusão da cultura negra no município.
Com apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura, e da Associação Nzo Tumbansi Kwa Ndanda-Nlunda Ye Nkosi, o festival contará com apresentações de capoeira acompanhadas por orquestra de instrumentos artesanais, além de dança afro, maculelê, samba de roda e samba de coco. Também haverá um mini documentário com depoimentos de personagens que ajudaram a construir essa trajetória ao longo dos anos.
O evento presta uma homenagem especial ao Mestre Rafael Rodrigues (in memoriam), reconhecido como referência na luta por justiça social e valorização da cultura afro-brasileira. Rafael faleceu em 2020, durante um ato heroico de resgate nos deslizamentos de terra no Morro da Bela Vista.
Com entrada solidária (1kg de alimento não perecível, opcional), o festival reforça o papel social da cultura. As doações serão destinadas à Casa de Dandara, à Associação Tumbansi e ao Fundo Social de Solidariedade.
Mais do que um espetáculo, o Ubunto é um ato de memória, resistência e reconhecimento da contribuição afro-brasileira à identidade cultural de Guarujá.


